PERDIDO!
É assim que se sente 80% de quem treina. Seja branca, azul, roxa...
O motivo? Os erros que até agora, ninguém mostrou que a maioria (e provavelmente você) comete.
A falta dessa consciência torna o jiu-jitsu um universo de obstáculos. E não deve ser assim.
Pro negócio despontar você precisa ter claro as mudanças necessárias.
Eis então os prováveis erros que você comete:
1º - A forma que você enxerga jiu-jitsu. Jiu-jitsu dominante não é jiu de floreio. Não é um jiu-jitsu de posições lindas, mas de técnicas implacáveis. Ou seja, você precisa deixar de buscar posições finais e seguir uma rota implacável: primeiro eu mato o ataque do oponente, depois as possibilidades de defesa, e então o meu ataque é inevitável. Esse é o raciocínio certo.
2º - Você é treinado para vencer e não para ser bom.
Isso implica que, você restringe as estratégias e aperfeiçoa alguns déficits (não todos) e melhora pontos fortes. Ok. Mas isso te gera medo, porque você evita se expor as posições de domínio, ruins, ou vulneráveis. Você treina para ficar bom em raspagem, passagem, finalização. Mas é para ficar bom em saída de 100 kgs, montada? E para ficar bom em saída de triângulo, armlock?
Você treina para não cair nessas situações, porque o que te norteia é a pontuação do campeonato ou evitar dar 3 tapinhas (o que seria uma humilhação pública, né!?). Essa ânsia em vencer te deixar míope. Imagine alguém especialista em sair do 100kgs, ou finalizar do 100kgs. Ele teme a posição? Não.
Você tem medo daquilo que não domina. É assim no campeonato, na academia.
Se exponha. Só assim será bom.
3º -Buscar atacar a todo tempo quando na verdade você precisa construir um ataque. Um faixa-branca vai igual maluco em cima dos caras. Cansa fácil e perde a visão periférica onde existem inúmeras oportunidades. Veja, para você dar um armlock direto é difícil, mas e se te ensinarem a transitar por duas a 3 técnicas até que o oponente posicione cotovelo e tronco nos pontos chave para entrar armlock? Uhm? Não é mais inteligente? É sim.
4º - Avançar nas passagens desposturado, com o quadril alinhado com os pés ou angulado pelo oponente. Você pode até passar, mas na sorte. Agora, eu aposto que 90% das vezes será raspado ou finalizado. Se estabilize antes, domine a distância e então comece a construir um espaço para acessar as laterais.
Não é pular igual maluco.
5º - Tentar pular numa guarda específica. Quando dá certo é maravilhoso, quando não dá... Você é atropelado, entra em pânico.
O certo é transitar os 4 pontos de contato (2 mãos/braços, 2 pés/pernas) até encontrar oportunidades de colocar na guarda que deseja.
6º - Disputar força contrária ao vetor de força do oponente. Ou seja, quando ele faz força em uma direção, você faz na mesma direção, mas em sentidos opostos. Ou seja, quem for mais forte ganhará ai.
Agora, e se você aplicar uma força onde não há disputa? Você terá uma vantagem mecânica e com certeza, ele vai parar de fazer a força que estava fazendo para se defender. (Isso é bem mais visual - talvez caiba num vídeo).
7º - Toda posição tem um ponto-chave, o ponto que é o 80/20 da coisa. Ou seja, se você desestrutura isso... a posição perde a força. No armlock da fechada, por exemplo, é a postura. Se posturar... já era, não te finalizam.
Encontre 80/20 de cada posição e nunca mais se sinta inseguro jogando por baixo, por cima ou trocando quedas.
Sabe porque isso tudo não é óbvio para você? Porque sua inteligência de luta é baixa. Desculpe a sinceridade.
Mas calma! A sua e de 90% do Brasil é.
Como resolve? Com fundamentos.
Eu dei uma aula dos 3 fundamentos básicos que todos (de branca à roxa) devem dominar.
Segue abaixo.
Bloqueie qualquer passagem aumentando seu QI de luta.
Por apenas R$27,90 - Acesso imediato Compre por esse link: https://pay.hotmart.com/U100183213J?checkoutMode=10&bid=1749481803768
✅Contato para aulas particulares Gratuitas - Se você for de Jundiaí.